O autoexame pode ser feito em pé, durante o banho ou em frente a um espelho, por exemplo, ou deitada.
• Em frente ao espelho, veja se tem alguma diferença na aparência dos seios, como caroços, relevos etc. Faça isso em diversas posições, como braços levantados, abaixados e mãos na cintura. Observe os mamilos também; esprema eles e veja se sai alguma secreção, pois isso e dores são sinais de alerta também.
• Já no banho, com a pele molhada e ensaboada, a mão desliza mais fácil. Por isso é um ótimo lugar para fazer o seu autoexame. Apoie o braço esquerdo sobre a cabeça e com a mão direita examine a mama esquerda. Não tenha pressa. Divida o seio em “setores” e certifique-se que cada um esteja sendo bem analisado. Movimentos circulares. É a polpa dos dedos que percebe melhor alterações, não as unhas.
• Deitada na cama, coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para analisar a mama direita. Faça os mesmos movimentos que faria no chuveiro e apalpe as axilas também. Refaça todo o processo com a mama esquerda.
O autoexame é importante e se você sentir algo que se pareça com um nódulo, o próximo passo é procurar um médico, para que um novo exame seja feito, mais atento, e até uma possível mamografia.
Se cuide!